Mitsubish Pajero Diesel ou Gasolina???


Boa tarde

 

Conversando com um feliz proprietário de uma Pajero Sport 2008, fiquei impressionado em ver que um carro daquele porte possui um motor Gasolina.

Segundo o proprietário, a versão Gasolina da Pajero possui algumas vantagens no momento da compra.

  1. Preço da compra é menor
  2. Potência do motor é maior
  3. Seguro do carro é mais barato (Alternando de R$ 2.000 a 3.000, dependendo do perfil)
  4. Silêncio interno
Porém nem tudo são flores… um carro com quase 200cv de potência na versão gasolina possui algumas desvantagens quando comparado com o mesmo carro na versão a Diesel, entre eles eu costumo destacar
  1. Abastecimento, mesmo que o Diesel seja mais caro (em alguns lugares) o consumo de combustível sempre será menor quando comparado com a Gasolina
  2. Durabilidade do motor, o Diesel faz com que o motor trabalhe com rotações mais baixas, esta é uma característica do combustível que exige menos rotação do motor para extrair mais torque do mesmo.
O custo de manutenção do motor a Diesel é maior (peças e mão de obra mais cara), o carro precisa ser levado em oficinas especializadas ou concessionárias, embora que o perfil de um cliente de Pajero não deve levar o carro em qualquer lugar….
O Ruído dos motores a Diesel é maior, mas nada exagerado, hoje os novos motores consegue ser bem silenciosos quando isolados adequadamente.
Vou publicar um vídeo técnico de como funciona o motor a Diesel.
Em relação ao seguro, também não existe histórico, mas é certo que os ladrões preferem as picapes a diesel (porque os motores podem ser retirados e usados como geradores), o que encarece o preço da apólice. E, por fim, o IPVA da versão é menor. Não espere atingir grandes velocidades com o Motor a Diesel porque seu funcionamento (mesmo em versões turbo alimentadas) é baixo giro, não excedendo algumas vezes 180km/h… versões a gasolina possuem limitação eletrônica que pode ser facilmente desbloqueada quando reconfigurado o mapa da injeção eletrônica.
De modo geral, além de custar menos na bomba, o diesel ainda rende mais. É possível rodar mais com um litro de diesel do que com um litro de gasolina. O que resulta em maior autonomia. Os motores a diesel são mais robustos e têm mais força nas baixas rotações. Excelente para quem utiliza o carro em viagens longas.
Valor de Revenda. Os carros à diesel têm alta liquidez (vendem rápido) e por isso perdem pouco valor. Os à Gasolina, embalados pela mística de que pick up só se for diesel, ainda tem um público restrito e por isso baixa liquidez.
Para os fans da Pajero, segue um vídeo bem legal do carro (em inglês)
Cronologia do Carro
1992 – Inicio de importação nas versões GLZ e GLS com motores V6 3.0 gasolina e 2.5 a diesel
1994 – Versão GLZ é substituída pela GLX
1995 – Motor turbodiesel 2.8
1998 – Reestilização e motor V6 3.5 gasolina
1999 – Importação do Japão do Pajero Sport com motor 3.0 V6 de 150 cv e do Pajero iO com motor 1.8 16V de 117 cv
2001 – Lançamento da 3ª geração do Pajero Full, estrutura passa a ser monobloco e motores 3.0 e 3.5 gasolina e 2.8 turbodiesel
2002 – Motor 3.2 turbodiesel
2003 – Substituição do Pajero iO importado pelo nacional TR4 com motor 2.0 16V de 131 cv
2004 – Motor V6 3.8 gasolina e versão Sport HPE com motor diesel de 145 cv
2005 – TR4 com versão blindada de fábrica e versão Long Range com tanque de gasolina de 91 litros
2006 – Reestilização nos faróis e lanternas do Pajero TR4 (junho)
2007 – Lançamento da 4ª geração do Pajero Full (maio)
2007 – Pajero Sport passa a ser produzida no Brasil com motor gasolina 3.5 V6 de 200 cv ou turbo diesel 2.5 de 141 cv
2007 – TR4 com motor 2.0 16V Flex (julho)
2008 – TR4 Flex GLS com airbag apenas para o motorista e sem ABS (maio)
2009 – Pajero Sport diesel com motor turbo 2.5 de 150 cv (março)
2009 – Pajero Sport com motor Flex 3.5 24V de 200/205 cv (julho)
2009 – Pajero Dakar com motor diesel 3.0 3.2 16V de 165 cv (julho)
2009 – TR4 reestilizado e com motor mais potente de 135/140 cv (setembro)
2010 – Pajero Full diesel tem potência do motor 3.2 elevada de 165 para 200 cv (novembro)
2011 – Fim de produção da Pajero Sport (março)
2011 – Pajero Dakar passa a ser fabricado no Brasil com motor 3.2 16V turbodiesel de 165 cv (abril)
2011 – Pajero Dakar com motor V6 3.5 Flex de 205 cv, o mesmo da L200 Triton (junho)
Para quem gosta da Toyota Hilyx, segue abaixo um comparativo das versões equivalentes.
Obrigado
About these ads

43 thoughts on “Mitsubish Pajero Diesel ou Gasolina???

  1. Gustavo disse:

    Boa noite a todos!
    Durante uns três meses acompanhei vários fóruns para decidir se comprava uma pajero diesel ou uma flex…Confesso que esta dúvida me consumiu bastante porque a intenção e utilizar o carro no dia a dia…Quanto ao carro desde a primeira que vi me apaixonei…Optei por uma pajero sport flex2010…Pelo valor de mercado se fosse diesel teria que adquirir uma 2007 ou 2008,que além de possuir um visual e acabamento inferior a 2010,vc não encontra nenhuma em boas condições e olha que procurei bastante…Web,lojas e concessionárias.Alem da diesel possuir um seguro mais caro,ao fazer test. drive achei a diesel bem xoxa…tem que pisar muito para andar…Pelo que vi nos fóruns e conversando com dois primos que possuem pajero diesel,o consumo médio em estrada gira na casa de 8,5 e na cidade 6,0…Bom…Fiquei surpreso com o consumo da minha:Até agora só rodei com álcool e em percurso misto cidade estrada em sampa-4,7(álcool) e somente estrada-6,0(110km/H).Para um carro deste porte com este motor considero bem razoável…Se pensar que a média de valor do álcool em São Paulo e 1,89 e diesel 2,50,que o seguro me saiu metade do preço de uma diesel…Acho que no fim a flex acaba compensando mais do que a diesel…Agora quem está pensando em embarcar na viatura pode ir sem medo pq o prazer que este carro passa e inigualável!
    Espero ter colaborado!
    Um grande abraço a todos!

  2. Elcio Ribeiro disse:

    Sou muito grato pelos comentários, sou novo por aqui, tenho uma Pagero GLS B, V6 3000 gasolina, nunca tive um v6 antes, menos ainda um carro nesse porte, apesar da idade desse veículo (mod 1995), ele está muito bem conservado, eu estranho muito o consumo, mas o desempenho é formidável, ainda não fiz viagens longas mas espero em breve aproveitar desse conforto todo na estrada…
    Dentro da cidade esse carro está fazendo em média 7 à 8 KM por litros de gasolina…
    Isso não me deixa muito empolgado mas ando pouco com ele…
    Aí está a vantagem…
    E se alguém tiver dicas para minimizar questão de consumo, Sou todo ouvidos…

    Bom Dia a Todos…!!!

  3. alexandre disse:

    oi boa noite, estou fazendo negorcio numha pajero 2005 com 135Mk rodados a gasolina motor 2.0 131cv esta muito bem conservada, gostaria de saber se o consumo e menor a tambem e4x4.abraço

    • Alexandre, boa tarde. Você gostaria de saber se o consumo da Pajero 2.0 é bom? Entenda que qualquer carro 2.0 e grande (principalmente) costumam ser mais gastões, na cidade deverá fazer algo em torno de 6 a 7km/h em trânsito pesado e na Estrada no máximo 10~12km/l.

      Abraços

  4. jose ademar disse:

    ola andre estou negociano uma compra de uma pajero adisel 2.8 blindada muito bem comcervada. gostaria de saber e uma boa opçao? ou eu to enganado? abraço muito obrigado

    • José, bom dia.
      Carros blindados normalmente são bem preservados. O perfil do dono de um carro blindado é justamente uma pessoa que cuida bem do patrimônio. Para se ter uma ideia nunca vi um carro novo blindado com riscos na pintura. O problema é o usado de longa data, com vidros delaminados entre outros problemas.

      Não acho que seja um bom negócio porque a blindagem tem uma vida útil, para seguradoras o tempo são 5 anos, passou disso a blindagem não conta mais como benefício para diminuir o valor da franquia do segurado. (perguntei na Porto Seguro em 2011).

      O motor Diesel é forte mas não é ágil, você pode sentir um pouco principalmente nas retomadas, considerando que a blindagem de um sedan pesa 300kg em uma pickup deve ser algo em torno de 400kg a mais de carga.

      A blindagem trás alguns cuidados especiais que podem encarecer a manutenção do seu carro, eu particularmente só compraria se o carro fosse de amigo ou o preço estivesse muito bom, fora isso o blindado usado é bom só para quem realmente precisa.

      Hoje eu trocaria a blindagem por uma película anti-vandalismo da melhor marca que já me atende 100%
      Pense que qualquer batida no carro blindado você literalmente acaba com o outro carro e também não é qualquer oficina que realiza o reparo.

      Pneus, rodas e vidros são diferentes, se furar um pneu ou quebrar uma roda você terá que levar para a empresa que faz a blindagem para realizar o reparo.

      Abraços

      • jose ademar disse:

        ola andre. muito obrigado por vc te tirado minhas duvida sobre uma pajero so q agora eu queria q vc tirasse uma duvida minha pois eu estor louco pelo uma pajero e tor olhando uma SPORT HAPE 2.8 ANO 2005 COM UMA KLM 177.000 sera q vale apena eu fazer negocio ja q o carro ta muito rodado? agradeço e muito obrigado avc]

        • José, o carro está em uma KM adequada ao ano, considerando que o carro a Diesel possui uma durabilidade muito maior do que gasolina, seria um bom negócio se o carro ainda estivesse acima dos 200mil km. O que é preciso avaliar além da KM é a situação do motor, câmbio e caçamba como um todo. Mas em termos de números 177mil km para um carro 2005 está adequado (diria que até abaixo). Abraços

  5. Fabio Veloso Micheletti disse:

    Tenho uma Pajero Sport 2002 a Diesel Automática e só tenho coisas boas a dizer. O carro é muito bom. Rodo mais de 500 Km com um tanque que custa R$ 150,00. Estou com ela a uns 3 anos e nunca quebrou nada. Só óleo e filtros. Estou querendo vender para comprar uma mais nova, talvez à gasolina para mudar um pouco. Se alguém se interessar ou quiser fazer uma troca, me ligue. Fabio (11) 941810022. Obrigado.

  6. Olá AndreCerberus, estou negociando uma l200 Outdoor 2009 cambio manual, sei que não se trata de uma pajero, mas como nunca tive um motor à Diesel, queria saber se pode me falar um pouco mais sobre a diferença de mecânica entre motor a Diesel e Flex. Vou usar ela para viagens, cerca de 1000 km / semana e uso urbano. Será que me arrependerei da compra de um modelo à Diesel?

    Obrigado pela atenção.

    Abraços

    • Fulvio, boa tarde. Obrigado pela participação. Motorização a Diesel é algo que divide bastante opinião, é um assunto polêmico quanto Turbo ou Aspirado, quem anda mais, quem quebra menos? A quem defenda a motorização Diesel por questão da durabilidade e força em baixa rotação, entretanto o motor Diesel é manco, se você nunca teve um carro a Diesel sentirá um pouco no pé ter que acelerar mais do que um carro a Gasolina ou Flex.
      A vantagem do Flex é o custo de manutenção, que acaba sendo o mesmo custo de um carro 4 cilindros normal, porém que consome mais devido a potência do motor e peso do carro.

      O Diesel é mais econômico mas a manutenção (mão de obra) é mais cara, o motor é blindado, raramente quebra, é para uso militar mesmo rs
      Outro fator de decisão é o valor do seguro, carros a Diesel são mais caros (melhor cotar antes). Agora uma vantagem do carro a Diesel é a revenda, carros a Diesel vendem mais rápido, porque são procurados por pessoas físicas e jurídicas (mesmo usado).

      Particularmente eu prefiro carro a Gasolina/Flex porque prefiro ter mais potência no motor gastando um pouco mais no bolso, cuidando do carro ele terá longa vida também, talvez não tão grande quanto o motor a Diesel, mas algo que traga conforto para você. O Diesel pela distância que você percorre parece ser mais interessante.

      Veja a diferença de preço entre os carros e calcule a despesa que você terá de combustível levando em consideração KM e KM/L médio de cada carro, normalmente o carro a Diesel só vale a pena para condições iguais a sua, onde a KM anual passa de 40mil KM.

      Agora tanto Diesel quanto Flex A L200 Outdoor é um excelente carro. Veja esta matéria, talvez ela ajude na sua decisão –> http://www.gazetadopovo.com.br/automoveis/conteudo.phtml?id=1378078&tit=Picape-flex-e-diesel-na-ponta-do-lapis

      Abraços

  7. marcos de sousa disse:

    Estou comprando uma Pajero Full, Hpe Diesel, 2009, dizem que o seguro é muito caro. Caso seja não irei comprar por esse motivo. Tempos atraz deixei de comprar um Land Rover 2010, que eu realmente gostaria, por motivo do seguro alto. Vcs tem um preço base para este valor, estou precisando desta informação para fechar negocio.
    Obrigado a todos.

    • Marcos
      Boa tarde

      A principal causa do seguro elevado do carro é a motorização. A mecânica Diesel possui seguro mais caro porque é um carro mais visado, a mecânica Diesel é roubada porque o motor é usado para outras finalidades e adaptado para outros carros em regiões ondem não possuem tanta fiscalização (Mato Grosso, Goiás, etc).
      Infelizmente o seguro no Brasil é algo que depende do local, uso, idade, peso, tamanho, camisa, sapato, marca, modelo, versão, km, quantidade de filhos, esposas, netos, bisnetos… lamentável, muita informação que você passa para descobrir que o valor é alto…

      Abraços e bom final de semana,

  8. Jameson Felipe Rosa disse:

    o pessoal gostaria muito da ajuda de vcs, eu sou apaixonado por caminhonetes, e no momento estou em dúvida entre 2, uma L200 hpe 2004 com 172mk por 38mil toda revisada, ou uma l200 SAVANA 2004 com 208mk por 42mil em estado de nova, ando em média uns 10mkm por ano, não mais q isso, e queria saber de vcs se vale a pena investir numa pick-up dessas ou buscar algo tipo ranger mais nova menos rodada a gasolina mesmo…se puderem me ajudar agradeceria muito…Abraço

    • Jameson
      Boa tarde

      Motores a Diesel possuem muita força e durabilidade, você roda pouco com o carro e estará adquirindo um carro que poderá ser utilizado para uso severo (prova disso é a KM dos carros que foram usados nestas condições). Eu recomendaria você pegar uma Pickup mais nova a Gasolina, porque no seu caso não compensa algo a Diesel porque você não usará a Pickup em condições extremas.
      Mas é preciso lembrar que motores a Gasolina nestes carros são gastões e possuem pouca força, quando comparado com motorização a Diesel.

  9. Soraya disse:

    Recentemente comprei uma Pajero 1998, completa e maravilhosa (apesar dos seus 15 anos), um carro com estabilidade, robustez e, realmente, gasta um pouco além da conta…mas quem compra um carro desses já deve saber que seu conforto e segurança,tem um preço, que vale a pena pagar. Aliás, a minha Pajero na estrada chega a 7,5 o que acredito ser bem razoável pelo peso do veículo(+ de 2 Toneladas).Recomendo o carro, muito bom para passear…

  10. Vinicius disse:

    Estou negociando uma pajero 99 2.8 diesel linda e muito conservada. muitos falam, mal desse motor e bem do v6 gasolina. Gostaria de opinioes a respeito, pois estou na duvida. Ainda acho peças de reposiçao desse modelo diesel? e a manutençao e muito cara?

    • Vinicius, obrigado pela participação. Motores a gasolina possuem maior durabilidade, quantidade menor de visitas a oficinas, entretanto o custo das peças tende a ser mais caro do que motores a gasolina. O v6 a gasolina é um excelente motor, uma boa opção para quem não precisa de um motor a Diesel para trabalho porém o consumo elevado poderá desagradar alguns donos.

      Motores a Diesel possuem mais torque e menos velocidade, o Diesel dá força para o motor e a velocidade final deixa a desejar, assim como arrancadas. Motores a Gasolina/Etanol equilibram a faixa de torque e potência deixando o carro rápido na arrancada e alcançando uma velocidade final apropriada para o Brasil. Abraços

  11. Ricardo Brito disse:

    Estou preste a fechar negocio em uma Pajero Sport a gasolina 08 automatica, possuo uma Blaser a gasolina 02 vou sentir muita diferença de consumo??

    • Boa noite Ricardo. Obrigado pela participação. Pouca diferença, a Pajero é mais econômica, porque a Blazer nunca foi dimensionada pensando em economia. Já a Pajero é um carro mais moderno, mais potente e muito mais confortável.

      Abraços

  12. valtail disse:

    colegas tenho um toyota bandeirantes com motor mwm diesel e adptado um cambio da f250 o jeepao anda que é uma beleza, porem nao tem a sofisticação de uma pajero a gasolina, qual tenho uma proposta excelente, estou pensando em compra-la e depois colocar a minha toyota a venda, por favor me de uma sujestao se é uma boa ideia, porem a pajero alem de ser a gasolina ela esta com os vidros blindados, o que a deixa muito pesada , estou na duvida e preciso decidir até quarta feira agora, me ajudem por favor, obrigado

    valtail05@gmail.com

    • Valtail, boa noite. Obrigado pela participação. Você possui um excelente e raro exemplar da indústria automotiva, que é o Bandeirantes, embora o seu seja adaptado hoje em dia está cada vez mais difícil encontrar este tipo de carro na praça.
      A Pajero é um excelente carro, independente do motor (gasolina ou diesel), no seu caso você está com dúvida em adquirir uma versão a gasolina, mas temos um problema no modelo que você quer, o carro é blindado. Carros blindados normalmente são pura dor de cabeça, além da blindagem perder um pouco da eficiência depois de uns 5 a 7 anos de uso. Além disso o peso adicional do carro compromete um pouco a durabilidade da suspensão, freios, borrachas….. é preciso verificar com bastante cautela antes de comprar um carro blindado usado. Normalmente o carro está com o mesmo preço de um carro sem blindagem devido as despesas para manter o carro serem maiores. Abraços

      • valtail disse:

        nossa andre ja tinha essa informacao ,e pra meu azar a pajero que eatou negociando esta com a blindagem delaminada, mas o porem e que fiquei apaixonado pela mesma esta linda de lata e rodas maravilhosa sem contar o painel de madeira e o fato de conter tres cilindros de gaz para uma melhor economia no consumo, e o principal o dono aceita meu veiculo que desvalorizado eu so pegaria uns 17mil, penso que seria uma boa oportunidade de passar meu veiculo por um valor mais reconhecido ne ou nao? obrigado e me de sua sujestao afinal tenho ate quarta pra decidir

  13. Mauricio disse:

    A quem defenda que Pajero apenas a diesel. Fui um feliz proprietário por 4 anos, de uma Pajero Sport Gasolina. Com meus 10-12 mk anuais, não há conta alguma que eu faça que no final aponte vantagem para a diesel. Muito conforto, torque e potencia. Consumo alto, mas compatível com o carro, em linhas gerais 5,5-7,5 cidade/estrada. Mas se não pode bancar uma gasolina, se esforce e compre uma diesel. Seguradaoras, oficinas e auto pecas agradecem ! E convido aqueles que nunca brincaram com um “brinquedo” destes, sugiro que o faça e logo. No mínimo ajudará a rever conceitos …..

    • Bom dia Maurício, obrigado pelo comentário. Realmente a discussão sobre carros a Gasolina ou Diesel divide opiniões. Eu concordo quando não se justifica a utilização do Diesel a Gasolina sempre será a melhor opção. A diferença de preço entre os modelos costuma ser elevada e para quem não tem necessidade de um veículo a Diesel realmente não compensa pagar mais caro por isso. Abraços

  14. Aparecido Teixeira disse:

    Na minha opinião Pajero tem que ser diesel, e é obvio 4×4, de preferência com o motor 2.8, pois tenho uma e é uma fera. Nem comparar com o motor a gasolina. Se não pode bancar um veículo desse a diesel, um verdadeiro off-road, então, compre um carro de passeio. Tradição da Mit em 4×4 é diesel. O resto é brinquedo.

  15. Mauro Abritta disse:

    Tenho uma Pajero Sport HPE a gasolina, é um SUV excelente, quando trocar vou continuar com motor a gasolina, como rodo menos que trinta mil KM por ano, o custo benefício é melhor. Estou plenamente satisfeito com o meu Pajero sport a gasolina.

  16. Twrs disse:

    Plantando o pé carro algum aguenta, sobre as longas viagens… O que dizer aos caminhoneiros ? Se gasolina fosse bom a frota de caminhões seria a gasolina , inclusive na terra do tio Sam , mesmo adorando uma boa gasolina la o diesel q manda nos trucks

    • moreira disse:

      Perdao pelo entrometimento, mas diesel e para carga, fazer forca, o cara coloca + de 20 toneladas na carreta, tem que ter forca em primeiro lugar,agora voce quer uma pajero para passear, tem que ser gasolina, muito mais CONFORTO, muito mais silencio, muito mais rapida, pode acentar o pe que ela aguenta, o fato de ser mais gastona no consumo de gasolina, a diferenca de preco dos carros, mais o custo de manutencao, provo pra vc que a gasolina so leva vantagem. tenho uma pajero sport SE v6 4×4 automatica 177cv, ando com ela direto e o consumo e de 6 a 9 com litro, cidade estrada, so ando com ar ligado e tenho o pe um pouco pesado. A pajero a gasolina e pau pra toda obra, ja diesel tem que levar na maciota, pois se quebrar o bicho pega.

  17. mauricio disse:

    Não concordo que o motor a diesel seja melhor em viagens longas. Ao contrário, viagens longas com altas velocidades por muito tempo danificam o motor diesel, que não aguenta rotações muito altas por longos períodos, por causa das altas reações internas no mancais e das altíssimas pressões e temperaturas internas em altas rotações. Por isso o motor tem de ser mais robusto, mais pesado e portanto mais caro (mas nem tanto quanto cobram as fábricas aqui no Brasil). Já estourei um motor a diesel de picape assim. Só compro carro com motor a gasolina, por conta disso.

    • Obrigado pela participação Maurício, excelente crítica referente a mecânica Diesel.
      Sempre tive a opinião de que a Durabilidade e o torque do motor Diesel fizessem com que ele fosse uma boa opção de compra, porém não a melhor, porque o custo elevado (de 20% a 40%) quando comparado a versão Gasolina, não sei se são tão vantajosos assim….

      O bom do Diesel é usufruir da economia, porque SUV’s e Pickups na Gasolina normalmente consomem horrores (opinião de outras pessoas, mesmo porque eu nunca tive um carro deste porte).

      Só uma curiosidade… Que motor você estourou?

      Abraços

    • Rogério disse:

      Tem que analisar qual o carro que vc tinha a Diesel. Tenho uma Pajero Dakar Diesel com 92.000kms, 2012. Faço sempre viagens longas, semanalmente !
      Nunca deu problema. Anteriormente, uma Hilux Diesel, 2010, rodei 105.000klms e nunca deu problemas também.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s